Acessa Escola, um programa do Governo do Estado de São Paulo, desenvolvido pelas Secretarias de Estado da Educação e de Gestão Pública, sob a coordenação da Fundação para o Desenvolvimento da Educação - FDE, tem por objetivo promover a inclusão digital e social dos alunos, professores e funcionários das escolas da rede pública estadual. Por meio da Internet, ele possibilita aos usuários o acesso às tecnologias da informação e comunicação para a construção do conhecimento e o fortalecimento social da equipe escolar.
Outras vertentes que queremos promover:
- Protagonismo juvenil;
- Participação ativa do jovem na linha de frente da construção de novos espaços dentro da escola;
- Socialização de saberes;
- Alunos, professores e funcionários num processo interativo de troca e construção de conhecimento;
- Prestação de serviços;
- Canal para acesso aos recursos de utilidade pública disponíveis na internet.
Aprender a usar computadores, usar computadores para aprender
A SEE, através da Resolução 037 de 25/04/2008, cria o Programa Acessa Escola que visa proporcionar a apropriação das tecnologias da informação e comunicação a partir das salas de informática das escolas estaduais para a inclusão digital.
A implementação do Programa contou com a experiência da Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo no gerenciamento do Programa Acessa São Paulo, por meio de uma parceria com a Secretaria da Educação, normatizada pela Resolução Conjunta SE/SGP 1, de 23-6-2008.
Objetivo
Desenvolver um programa voltado à inclusão da comunidade escolar na sociedade da informação, utilizando-se dos equipamentos existentes na sala de informática das escolas estaduais, conectados à Rede Intragov do Governo do Estado de São Paulo.
Levando em conta que, com o acesso à Internet, alunos, professores e pais dispõem hoje de um espaço virtual inesgotável de pesquisa, de oferta de serviços e de possibilidades de trocas interpessoal e institucional, o programa tem como objetivos: - Disponibilizar à comunidade escolar os recursos do ambiente web, criado pelo Programa Acessa Escola;
- Promover a criação e o fortalecimento de uma rede de professores (uso, troca e produção de novos conteúdos);
- Criar um ambiente de colaboração e troca de informações e conhecimentos entre alunos e professores, intra e interescolar;
- Potencializar os usos da infra-estrutura física e de equipamentos existente na escola.
Gestão
O Programa é estruturado em três níveis crescentes de gestão: local, regional e central.
- Gestão Local – GAL – Grupo de Apoio Local – Representantes da escola que darão suporte aos alunos-estagiários na Sala do Acessa Escola;
- Gestão Regional - DE – Diretorias de Ensino: Professores Coordenadores e Estagiários Universitários que assumirão a implementação do Programa nas escolas;
- Gestão Central - Secretarias da Educação e de Gestão Pública, Fundação para o Desenvolvimento da Educação e profissionais da Escola do Futuro da USP - responsáveis pela elaboração das diretrizes que nortearão a implantação, o acompanhamento e a avaliação do Programa Acessa Escola nas escolas de ensino médio da rede estadual.
Quem pode participar?
TODOS PODEM PARTICIPAR:
- Alunos;
- Professores;
- Funcionários das escolas estaduais.
Na busca do melhor aproveitamento, algumas regras foram estabelecidas:
- Os computadores são de uso livre e gratuito;
- Todos podem utilizar o computador por trinta minutos e ao final do tempo podem retornar ao final da fila para acessar novamente por mais meia hora;
- Todos os usuários precisam retirar uma senha para utilizar os computadores;
- Todos têm os mesmos direitos de acesso;
- Todos os usuários devem ser cadastrados e assinar um Termo de Adesão;
- Os menores de 18 anos devem ter autorização dos pais;
- As salas funcionarão no horário escolar.