O Programa Acessa Escola


Acessa Escola, um programa do Governo do Estado de São Paulo, desenvolvido pelas Secretarias de Estado da Educação e de Gestão Pública, sob a coordenação da Fundação para o Desenvolvimento da Educação - FDE, tem por objetivo promover a inclusão digital e social dos alunos, professores e funcionários das escolas da rede pública estadual. Por meio da Internet, ele possibilita aos usuários o acesso às tecnologias da informação e comunicação para a construção do conhecimento e o fortalecimento social da equipe escolar.
Outras vertentes que queremos promover:

  • Protagonismo juvenil;
  • Participação ativa do jovem na linha de frente da construção de novos espaços dentro da escola;
  • Socialização de saberes;
  • Alunos, professores e funcionários num processo interativo de troca e construção de conhecimento;
  • Prestação de serviços;
  • Canal para acesso aos recursos de utilidade pública disponíveis na internet.

Aprender a usar computadores, usar computadores para aprender

A SEE, através da Resolução 037 de 25/04/2008, cria o Programa Acessa Escola que visa proporcionar a apropriação das tecnologias da informação e comunicação a partir das salas de informática das escolas estaduais para a inclusão digital.

A implementação do Programa contou com a experiência da Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo no gerenciamento do Programa Acessa São Paulo, por meio de uma parceria com a Secretaria da Educação, normatizada pela Resolução Conjunta SE/SGP 1, de 23-6-2008.

Objetivo

Desenvolver um programa voltado à inclusão da comunidade escolar na sociedade da informação, utilizando-se dos equipamentos existentes na sala de informática das escolas estaduais, conectados à Rede Intragov do Governo do Estado de São Paulo.
Levando em conta que, com o acesso à Internet, alunos, professores e pais dispõem hoje de um espaço virtual inesgotável de pesquisa, de oferta de serviços e de possibilidades de trocas interpessoal e institucional, o programa tem como objetivos:
  • Disponibilizar à comunidade escolar os recursos do ambiente web, criado pelo Programa Acessa Escola;
     
  • Promover a criação e o fortalecimento de uma rede de professores (uso, troca e produção de novos conteúdos);
  • Criar um ambiente de colaboração e troca de informações e conhecimentos entre alunos e professores, intra e interescolar;
  • Potencializar os usos da infra-estrutura física e de equipamentos existente na escola.
Gestão

O Programa é estruturado em três níveis crescentes de gestão: local, regional e central.
  • Gestão Local – GAL – Grupo de Apoio Local – Representantes da escola que darão suporte aos alunos-estagiários na Sala do Acessa Escola;
  • Gestão Regional - DE – Diretorias de Ensino: Professores Coordenadores e Estagiários Universitários que assumirão a implementação do Programa nas escolas;
  • Gestão Central - Secretarias da Educação e de Gestão Pública, Fundação para o Desenvolvimento da Educação e profissionais da Escola do Futuro da USP - responsáveis pela elaboração das diretrizes que nortearão a implantação, o acompanhamento e a avaliação do Programa Acessa Escola nas escolas de ensino médio da rede estadual.
Quem pode participar?

TODOS PODEM PARTICIPAR:
  • Alunos;
  • Professores;
  • Funcionários das escolas estaduais.
A Sala do Acessa Escola é um espaço de aprendizado e interação.

Na busca do melhor aproveitamento, algumas regras foram estabelecidas:
  • Os computadores são de uso livre e gratuito;
  • Todos podem utilizar o computador por trinta minutos e ao final do tempo podem retornar ao final da fila para acessar novamente por mais meia hora;
  • Todos os usuários precisam retirar uma senha para utilizar os computadores;
  • Todos têm os mesmos direitos de acesso;
  • Todos os usuários devem ser cadastrados e assinar um Termo de Adesão;
  • Os menores de 18 anos devem ter autorização dos pais;
  • As salas funcionarão no horário escolar.