sábado, 5 de agosto de 2006

Eu me chamo Valdívio José da Silva, tenho 49 anos. Nasci e cresci no município de Condeúba, na Bahia, em um tempo onde só existia mato. Lá eu morava na fazenda de meu pai, juntamente com a família.
O município era grande, tinha muitas fazendas, sítios, chácaras, mas a cidade mesmo era longe e grande. Lá havia escolas, mercados, vendas ( o que hoje são as docerias ) mas mesmo assim, os trabalhos que predominavam naquela época eram a agricultura e a adropecuária.
A fazenda de meu pai se chamava "Fazenda Araçá". Era grande, mais ou menos do tamanho de um bairro. Para ajudá-lo eu comecei a trabalhar na fazenda com apenas seis anos; ajudando nas plantações de milho, feijão, arroz, mandioca e alguns temperos.
Desde então não existia assim, tanto tempo para brincar de esconde-esconde no meio daquelas plantações enorme, também gostava de apostar corrida de cavalo e brincar com carrinhos e bonecos de madeira que eu mesmo esculpia; mas tudo isso eu não pude fazer mais.
Eu vivi naquela cidade por apenas dezesseis anos, até que então, por um problema de saúde de minha mãe, eu, meu pai, minha mãe e meus 8 irmãos viemos para São Paulo. Eu era ( e ainda sou ) o filho mais velho, e por isso eu cuidava de meus irmãos.
Sinceramente , eu não queria jamais me mudar para cá, porque onde eu vivia era bom, eu gostava de lá. Demorei muitos anos para me adaptar à cidade grande. Minha mãe fez o tratamento e deu tudo certo. Perdi costumes que eu gostava, como tomar banho na cachoeira, nadar ou até mesmo andar a cavalo. Nunca mais voltei lá...
Anos depois, eu conheci a mulher que hoje é minhas esposa, e pensei comigo mesmo: eu nunca me casarua se não fosse o destino, minha mãe ficar doente. Meu casamento não foi uma grande festa, mas representou muito na minha vida. Minha esposa é tudo na minha vida, sem ela eu não conseguiria viver.
Hoje nem sinto mais o desejo de voltar para a Bahia, guardo com carinho as boas lembranças da infância, e da minha adolescência. Já estou adaptado aqui e minha família agora cresceu. Tenho um bom emprego, uma boa casa, e, além disso, uma família feliz. São Paulo agora é o meu lugar, minha vida.

Por:Lucas José da Silva
Diadema, 03 de Agosto de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário